Outubro Rosa é o mês mundial de conscientização a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mun­do, segundo o Instituto Na­cional de Câncer (INCA). Du­rante todo o ano a Fundação IDEAH e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pro­movem ações humanitárias que reali­zam cirurgias de reconstrução mamária gratuitamente em centenas de mulhe­res carentes de várias cidades do país.

Em 2012 a SBCP (por meio do Departa­mento de Ação Social), realizou o I Muti­rão Nacional de Reconstrução Mamária, que atendeu quase 600 mulheres em todo o país. Em 2016, a Fundação IDE­AH promoveu o II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária que beneficiou mais de 1.000 mulheres. No decorrer do ano, diversas ações humanitárias são re­alizadas em várias capitais brasileiras e,em quase todas elas, são feitas a reconstrução mamária, por conta da alta demanda e o tama­nho da fila de espera pela cirur­gia no sistema público de saúde.

O câncer de mama é o mais co­mum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A neoplasia respon­de por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Bra­sil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem con­siderar os tumores de pele não me­lanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A Fundação IDEAH vive de doações. Quanto mais a Fundação arrecada, mais ações humanitárias são realizadas.

Rio de Janeiro recebe X Ação Humanitária de Cirurgia Plástica da SBCP e Fundação IDEAH