Outubro Rosa é o mês mundial de conscientização a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Durante todo o ano a Fundação IDEAH e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) promovem ações humanitárias que realizam cirurgias de reconstrução mamária gratuitamente em centenas de mulheres carentes de várias cidades do país.
Em 2012 a SBCP (por meio do Departamento de Ação Social), realizou o I Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, que atendeu quase 600 mulheres em todo o país. Em 2016, a Fundação IDEAH promoveu o II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária que beneficiou mais de 1.000 mulheres. No decorrer do ano, diversas ações humanitárias são realizadas em várias capitais brasileiras e,em quase todas elas, são feitas a reconstrução mamária, por conta da alta demanda e o tamanho da fila de espera pela cirurgia no sistema público de saúde.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A neoplasia responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A Fundação IDEAH vive de doações. Quanto mais a Fundação arrecada, mais ações humanitárias são realizadas.