A SBCP Nacional e Regional AM e a Fundação IDEAH realizaram no dia 25 de setembro o I Mutirão Amazonense de Cirurgias Plásticas Reparadoras. Há aproximadamente 10 anos, a SBCP criou o Departamento de Ações Sociais (DAS) para fomentar ações que integrassem a cirurgia plástica com a comunidade, beneficiando pessoas carentes que necessitam de uma cirurgia plástica reconstrutiva e aguardam na fila do sistema público de saúde. Com o início da Fundação IDEAH, em 2013, somaram-se os esforços que consolidaram essas ações sociais em todo o País, antes os eventos científicos oficiais da SBCP. Neste primeiro mutirão em Manaus, 10 pacientes foram atendidos em dois hospitais.

​No Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, foram realizadas 04 cirurgias pós-bariátricas. Já na Fundação CECON – Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, foram realizadas Cirurgias Plásticas de reconstrução mamária em 06 mulheres vítimas de câncer de mama e que esperavam na fila do SUS. Todas as cirurgias foram complexas e de longa duração, o que impediu de aumentar a quantidade de procedimentos realizados.

​A próxima ação humanitária será em Belo Horizonte, no dia 02 de outubro. Mais informações em breve. Confira as fotos da Ação em Manaus.

Rio de Janeiro recebe X Ação Humanitária de Cirurgia Plástica da SBCP e Fundação IDEAH