SBCP e Fundação Ideah promove Mutirão de Cirurgia Plástica no Rio

Voluntários da SBCP e hospitais participante operaram 200 pacientes. Cidade sedia a 36ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica

​Para preceder a Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, evento científico anual promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Rio de Janeiro (SBCP-RJ), que acontece entre os dias 2 e 5 de agosto no Rio, a Fundação IDEAH (Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da SBCP), promoveu hoje, 1 de agosto, o VIII Mutirão de Cirurgias Plásticas Reparadoras e Reconstrutivas. Foram operados 200 pacientes que estavam na fila do SUS aguardando para retirada de tumores da pele.

Cirurgiões plásticos, junto com toda equipe médica dedicada, irão operaram voluntariamente em 11 hospitais da capital carioca, em prol da melhoria de vida de pacientes carentes, tendo em vista a precariedade do sistema público de saúde. As instituições que participaram foram: UERJ – Hospital Piquet Carneiro, Hospital Federal do Andaraí, Hospital Naval Marcílio Dias, Hospital Central do Exército, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal Clementino Braga (Fundão), Hospital da Força Aérea do Galeão, Hospital Municipal Barata Ribeiro, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Hospital Servidores do Estado, Hospital da Lagoa e Hospital Federal de Ipanema.

Pelo oitavo ano consecutivo a SBCP realiza os Mutirões em várias cidades do País, de acordo com a demanda local. Desde 2010 a SBCP, por meio do Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Fundação IDEAH, realiza ações humanitárias antecedendo as suas jornadas regionais oficiais e o seu Congresso Nacional ou ainda, por iniciativa pessoal de membros da SBCP. Essas ações consistem em mutirões de cirurgias reparadoras em pacientes carentes. Já foram realizadas dezenas de ações humanitárias regionais, tendo beneficiado mais de 6.000 pacientes.